Conteúdos de Literatura


A arte literária

A arte literária é concebida com a arte da palavra, materializada pela expressão do pensamento do artista seguindo as vivências relativas a cada época, a cada momento.

Arcadismo

O Arcadismo foi um movimento literário que ocorreu no século XVIII e que foi influenciado pelo Iluminismo e pelo avanço industrial europeu.

Barroco

O Barroco é um estilo de época caracterizado pelo conflito e culto ao contraste. Ele surgiu no contexto histórico da Reforma Protestante e da Contrarreforma Católica.

PUBLICIDADE

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Concretismo

O Concretismo é um movimento artístico surgido no século XX. Essa corrente literária é caraterizada pela racionalidade e pelo trabalho experimental com o espaço.

Modernismo

O modernismo é um estilo de época marcado pela inovação que vigorou durante grande parte do século XX. No Brasil, ele teve início em 1922, com a Semana de Arte Moderna.

Naturalismo

O naturalismo foi uma corrente literária que prezava pela representação objetiva da realidade, utilizando uma abordagem biológica, científica e patológica das personagens.

Parnasianismo

Parnasianismo foi um movimento que se opunha aos ideais do romantismo, estabelecendo princípios estéticos como o rigor formal e a recuperação de temáticas clássicas.

Pré-modernismo

O pré-modernismo esteve calcado nas grandes mudanças políticas, sociais e econômicas da época em que se fez visto por meio das grandes representatividades artísticas.

Quinhentismo

No Brasil, o Quinhentismo caracterizou-se pela produção de textos informativos e de catequese; em Portugal, expressou-se aos moldes clássicos.

Realismo

O realismo foi uma tendência artística de expressões em diversas áreas, incluindo a literatura, que se valeu da arte de uma representação objetiva dos fatos do cotidiano.

Romantismo

O romantismo é um estilo de época marcado pelo sentimentalismo e pela idealização amorosa. O fato histórico associado ao seu surgimento é a Revolução sa.

Simbolismo

Movimento literário do fim do século XIX, o simbolismo propunha um retorno poético ao transcendente e às questões metafísicas abandonadas pela objetividade realista.

Artigos de Literatura


20 contos de fadas

Contos de fadas são narrativas fantásticas que trazem fadas, duendes e magia, transmitindo valores e ensinamentos. A seguir, confira 20 contos de fadas!

30 livros que viraram filmes

Selecionamos 30 livros que viraram filmes, séries ou minisséries. Obras como Orgulho e preconceito (inglesa) e A hora da estrela (brasileira) foram adaptadas para o cinema.

Auto da barca do inferno

Auto da barca do inferno é uma peça teatral do escritor português Gil Vicente. Ela mostra de forma irônica o drama de personagens condenados a viajar na barca do inferno.

O pequeno príncipe

O pequeno príncipe é um clássico da literatura infantil. Foi escrito pelo autor francês Antoine de Saint-Exupéry e mostra a amizade entre um menino e um piloto de avião.

A deusa da fortuna

A Literatura de tradição gótica

Academia Brasileira de Letras

A Academia Brasileira de Letras (ABL) é uma instituição literária e cultural que surgiu em 1897 com o objetivo de notabilizar a língua portuguesa e a literatura nacional.

Alexandre Dumas

Alexandre Dumas, um dos principais nomes do romantismo francês, é autor de "Os três mosqueteiros" e "O Conde de Monte Cristo".

Alice Munro

Alice Munro é uma escritora canadense que possui contos marcados pela ironia e pela reflexão acerca do universo feminino. Ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 2013.

Antoine de Saint-Exupéry

Antoine de Saint-Exupéry foi um escritor francês. Apesar de bem-sucedido em seus romances para leitores adultos, sua obra mais famosa é o livro infantil “O pequeno príncipe”.

Aqueles Olhos Verdes

Arthur Conan Doyle

Arthur Conan Doyle foi um escritor escocês cujas obras fazem parte do período vitoriano da literatura inglesa. Foi o criador do famoso detetive Sherlock Holmes.

Bertha von Suttner

Bertha von Suttner é uma escritora e ativista tcheca. Ela escreveu obras de caráter antibelicista e foi a primeira mulher a receber o importante Prêmio Nobel da Paz.

Charles Dickens

Charles Dickens foi um escritor britânico cujas obras estão inseridas no período vitoriano da literatura inglesa e apresentam caráter realista e crítica sociopolítica.

Classicismo

Caracterizado pelo retorno às formas da Antiguidade Clássica e pelos temas greco-latinos, o Classicismo foi uma escola estética europeia dos séculos XV e XVI.

Conto

Conto é uma narrativa curta que, em geral, apresenta apenas um conflito. Algumas subdivisões desse gênero são: o conto fantástico e o conto de fadas.

Conto fantástico

Conto fantástico é uma narrativa curta que apresenta personagens e/ou fatos inexplicáveis. O principal autor desse gênero literário é o americano Edgar Allan Poe.

Cubismo

Cubismo foi um movimento artístico de grande influência no começo do século XX, compondo uma das escolas da chamada arte moderna.

Eduardo Galeano

Eduardo Galeano foi um escritor uruguaio. É autor de obras ficcionais e ensaísticas, de caráter político e histórico. A mais conhecida é As veias abertas da América Latina.

Émile Zola

Émile Zola, escritor francês do século XIX, é autor do livro naturalista “Germinal” e do ensaio “O romance experimental”, que busca aproximar a literatura da ciência.

Epopeia

Gênero literário de Homero, Virgílio e da principal obra de Camões, Os Lusíadas, a epopeia glorifica grandes feitos nacionais, misturando as formas lírica e narrativa.

Eu lírico

eu lírico é a voz que enuncia o poema. Pode ser mais próximo ou mais distante do autor, mas jamais deve ser confundido com o poeta.

Gabriel García Márquez

Gabriel García Márquez, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, é um dos mais importantes escritores latino-americanos, sendo um dos difusores do realismo mágico.

George Orwell

George Orwell é um escritor inglês do século XX. Suas obras mais famosas são “A revolução dos bichos” e “1984”.

Goethe

Johann Wolfgang Goethe foi um escritor alemão e um dos principais representantes do romantismo na Europa. Sua obra mais conhecida é o texto dramático “Fausto”.

História da Literatura

Ian Fleming

Ian Fleming foi um escritor britânico, o criador do famoso agente secreto James Bond. Suas obras são literatura de entretenimento do período moderno da literatura inglesa.

Iluminismo na literatura

Importância de Shakespeare

James Joyce

James Joyce é um escritor modernista irlandês. Suas obras são caracterizadas, principalmente, pela linguagem experimental, e seu livro mais famoso é o romance “Ulisses”.

Jane Austen

Jane Austen foi uma escritora inglesa. Suas obras apresentam elementos de transição entre o Romantismo e o Realismo. Seu livro mais famoso é Orgulho e preconceito.

Julio Cortázar

Julio Cortázar é um importante nome da literatura latino-americana, autor de O jogo da amarelinha e conhecido pelo caráter fantástico de suas narrativas.

Júlio Verne

Júlio Verne é um escritor francês do século XIX. Ele é considerado o criador da literatura de ficção científica, influenciando muitos outros escritores futuros.

Lenda da Serra que Chora

Liev Tolstói

Liev Tolstói é o principal representante do realismo russo. Seus romances mais importantes são “Guerra e paz” e “Anna Karenina”.

Literatura de cordel

Literatura de cordel é uma literatura composta por narrativas satíricas. Tais textos são caracterizados pela prosa em verso e apresentam linguagem simples e aspecto regional.

Literatura grega

“Ilíada” e “Odisseia”, de Homero, são as primeiras obras da literatura grega. Essa literatura é dividida em antiga, era romana, além das literaturas bizantina e moderna.

Lord Byron

Lord Byron, poeta inglês do século XIX, é um dos mais importantes escritores do Romantismo europeu, tendo influenciado inúmeros poetas pelo mundo.

Mafalda

Protagonista das tiras cômicas de Quino, Mafalda é uma menina argentina que está sempre questionando a realidade. O sucesso da personagem perdura desde os anos 1960.

Maya Angelou

Maya Angelou é uma escritora estadunidense e se tornou a primeira mulher negra a ser estampada em uma moeda americana.

Mayombe

“Mayombe” é um romance do angolano Pepetela e conta as histórias de guerrilheiros reunidos na base do Mayombe. Eles lutam contra os portugueses e pela independência de Angola.

Mia Couto

Mia Couto é um famoso autor moçambicano do período pós-independência. Além de escritor, é professor universitário. Suas obras valorizam a tradição cultural de seu país.

Nascimento do Brasil

Niketche — uma história de poligamia

Niketche — uma história de poligamia é um livro da escritora moçambicana Paulina Chiziane. Ele discute o relacionamento poligâmico e a submissão feminina na cultura africana.

Noémia de Sousa

Noémia de Sousa é uma escritora moçambicana. Sangue negro é seu único livro e reúne a poesia escrita pela autora entre 1948 e 1951, ano em que ela se exilou em Portugal.

Nove noites – Bernardo Carvalho

“Nove noites” é um romance do escritor brasileiro Bernardo Carvalho. A obra é uma ficção que tenta desvendar os mistérios que cercam a morte do antropólogo Buell Quain.

O negro na literatura brasileira

Muitas vezes ausente, representado em personagens coadjuvantes ou em estereótipos, o povo negro ocupa até hoje lugar secundário na produção literária brasileira.

O que é “Pasárgada”?

Oscar Wilde

Oscar Wilde foi um escritor irlandês do século XIX. Suas obras estão associadas ao esteticismo. Seu livro mundialmente conhecido é o romance “O retrato de Dorian Gray”.

Pablo Neruda

Pablo Neruda é o poeta mais famoso do Chile. Além de escritor, foi diplomata. Usou sua poesia não só para falar de amor mas também como forma de expressão política.

Paulina Chiziane

Paulina Chiziane é uma escritora moçambicana cujas obras retratam o universo feminino. Seu livro mais conhecido é o romance “Niketche: uma história de poligamia”.

Pepetela

Pepetela é o pseudônimo literário do escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, autor do romance “Mayombe” e ganhador do Prêmio Camões.

Saudade do Sertão

Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir foi uma autora sa. Escreveu romances metafísicos de caráter existencialista, apesar de que seu livro mais famoso, “O segundo sexo”, é teórico.

Texto literário

O texto literário é um texto que não necessariamente é utilitário e que pode gerar uma multiplicidade de interpretações, pois é resultado da subjetividade autoral.

Victor Hugo

Grande nome da literatura ocidental, Victor Hugo retratou em sua extensa obra a vida dos miseráveis e desvalidos da França do século XIX.

Walt Whitman

Walt Whitman foi um escritor americano do século XIX, precursor do modernismo nos Estados Unidos. Sua obra mais importante é o livro de poesia “Folhas de relva”.

William Shakespeare

William Shakespeare foi um poeta e dramaturgo inglês do teatro elisabetano. Autor de poemas narrativos, sonetos, tragicomédias, comédias e tragédias, como “Hamlet”.

Videoaulas


Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Literatura é uma modalidade artística que tem como matéria-prima a palavra, usada na construção de histórias ou na expressão de emoções e ideias. O texto literário, diferentemente do texto não literário, possui caráter subjetivo e conotativo. Apesar de muitas vezes não ter uma função de uso prático (caráter utilitário), os autores e leitores atribuem à Literatura algumas funções sociais, como a reflexão sobre a realidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja também: Diferenças entre linguagem literária e linguagem não literária

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Literatura

  • A Literatura é a arte da palavra ou a arte da escrita.

  • Ela não possui função necessariamente utilitária, mas os leitores lhe dão funções sociais.

  • Algumas funções sociais da Literatura são: emocionar, divertir, fazer pensar, mostrar a realidade.

  • O texto não literário, ao contrário do literário, possui uma função utilitária e caráter objetivo e por isso possui um “prazo de validade”.

  • Os gêneros literários são: narrativo, lírico e dramático.

  • A Literatura como arte da escrita tem origem na Antiguidade.

O que é Literatura?

A Literatura é uma arte que tem como matéria-prima a palavra. Por isso, ela trabalha com os sentidos, os sons e o poder de sugestão das palavras. Os textos literários têm maior duração do que os não literários, uma vez que não são utilitários. Isso quer dizer que textos utilitários e, portanto, não literários têm um tempo de validade, já que deixam de importar quando cumprem sua função.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No entanto, não existe uma definição de Literatura, como também não existe uma definição de arte. O que há são reflexões a respeito do que seria a Literatura, mas jamais uma conclusão definitiva. O escritor francês Jean-Paul Sartre (1905-1980), por exemplo, em seu livro Que é a Literatura?, demonstra a falta de definição do termo:

E como os críticos me condenam em nome da Literatura, sem dizer jamais o que entendem por isso, a melhor resposta que cabe dar-lhes é examinar a arte de escrever, sem preconceitos|1|.

Dessa forma, Sartre nos indica que a Literatura é a arte de escrever. E isso dialoga com o nosso conceito inicial, isto é, a Literatura como arte da palavra. Portanto, a arte de escrever está associada ao trabalho artístico com a palavra, a qual ultraa os limites da denotação para assumir outros sentidos, de forma imaginativa e sugestiva.

Qual a função da Literatura?

Por ser uma arte, a Literatura, em sua essência, não apresenta uma função necessariamente utilitária em sentido específico. No entanto, os autores e leitores atribuem a ela importantes funções sociais, tais como:

  • despertar emoções;

  • divertir;

  • dar asas à imaginação;

  • provocar reflexão;

  • mostrar a realidade;

  • afirmar a identidade de um povo;

  • valorizar a tradição.

Texto literário x não literário

  • Texto literário: apresenta uma perspectiva subjetiva, pois é resultado da visão pessoal de seu autor em relação a algo. Não necessariamente possui uma função utilitária, já que, diferentemente de textos funcionais, não é criado para um determinado propósito de uso prático. Por exemplo, uma bula de remédio tem uma função utilitária que atende a todos os leitores no que se refere a informar possíveis efeitos colaterais do remédio, mas o texto literário não funciona de mesmo modo. Além disso, a linguagem conotativa é predominante no texto literário.

  • Texto não literário: apresenta uma perspectiva objetiva e imparcial do autor. Possui uma função necessariamente utilitária, já que é criado para cumprir um determinado propósito. Por exemplo, a notícia de jornal tem a função de informar algo aos leitores. No mais, a linguagem denotativa é predominante no texto não literário.

Saiba mais: Denotação e conotação — qual a diferença?

Gêneros literários

  • Gênero narrativo ou épico: presença de um narrador, que conta uma história, ocorrida em determinado espaço e tempo, em que a ação é realizada por personagens.

  • Gênero lírico: consiste na manifestação de um eu lírico, ou seja, de uma voz literária que expressa emoções ou ideias, por meio de uma linguagem bastante conotativa.

  • Gênero dramático: está associado a textos que são escritos para serem encenados e, por isso, apresentam falas de personagens e orientações do dramaturgo.

→ Videoaula sobre gêneros literários

Origem da Literatura

Não é possível precisar a origem exata da Literatura. No entanto, podemos afirmar que ela surgiu por meio de um discurso oral. Contar histórias faz parte da tradição de todos os povos. Portanto, a Literatura surgiu quando o primeiro ser humano se dispôs a narrar acontecimentos de forma imaginativa e impressionante, ou quando ele cantou a primeira canção.

Por sua vez, a Literatura escrita tem origem na Antiguidade, e as histórias mais antigas são as epopeias, como a Ilíada e a Odisseia, de Homero, por exemplo. Aliás, tais obras, possivelmente, são registros de histórias orais, como nos indica o filólogo Milman Parry (1902-1935), ao fazer “a sugestão de que os poemas homéricos fariam parte de uma tradição oral”|2|.

Notas

|1| Tradução literal de Warley Souza, da seguinte edição em espanhol: SARTRE, Jean-Paul. ¿Qué es la literatura? 7. ed. Traducción de Aurora Bernárdez. Buenos Aires: Editorial Losada, 1981.

|2| OLIVEIRA, Gustavo Junqueira Duarte. Os poemas homéricos nos manuais de História Antiga: autoria, autoridade sobre o ado e o mito das origens da sociedade grega antiga. Revista de História, São Paulo, v. 181, 2022.

 

Por Warley Souza
Professor de Literatura

Um livro em branco aberto em frente a uma caneta-tinteiro de pena e no meio de duas pilhas de livros antigos.
A Literatura escrita surgiu na Antiguidade.
Deseja fazer uma citação?
SOUZA, Warley. "Literatura"; Brasil Escola. Disponível em: /literatura. o em 22 de maio de 2025.
Copiar