Câncer

Câncer é o nome dado a um grupo de doenças em que se observa a divisão rápida e desordenada das células. Existem mais de 100 tipos diferentes de cânceres.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Câncer é o nome dado a um grupo de doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado e incontrolável de células. Esse crescimento de células leva à formação de tumores, os quais podem espalhar-se e atingir outras partes do corpo, distantes inclusive da região original do tumor, um processo conhecido como metástase.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Tumor é câncer?

Tópicos deste artigo

Como o câncer surge?

O câncer inicia-se após uma mudança no DNA da célula, mais precisamente uma mudança nos chamados proto-oncogenes. Quando esses genes são ativados, tornam-se oncogenes que podem levar à transformação de células normais em células cancerosas. Isso faz com que a célula cresça de maneira desordenada.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o processo de formação do câncer pode ser dividido em três etapas:

Célula com câncer.
Quando genes específicos são ativados, a célula começa a multiplicar-se de maneira desordenada.
  1. Iniciação: Quando se observa alterações em genes específicos devido à ação de agentes cancerígenos. Nessa etapa as células encontram-se preparadas para o desenvolvimento do próximo estágio, estando essas já geneticamente alteradas.

  2. Promoção: Quando as células preparadas no estágio anterior sofrerão a ação dos agentes chamados de oncopromotores, e, de forma lenta, essas células serão transformadas em uma células malignas. Essa transformação está diretamente relacionada com o período de exposição ao agente promotor.

  3. Progressão: Quando temos a multiplicação de maneira descontrolada das células que sofreram alteração. Nesse momento considera-se que o câncer está instalado.

Leia também: Pílula do câncer (Fosfoetanolamina Sintética)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Causas do câncer

Diferentes fatores podem contribuir para o desenvolvimento do câncer, podendo esses fatores serem externos ou internos ao organismo. Quando nos referimos a fatores internos, diz-se, principalmente, dos fatores genéticos. Já os fatores externos estão relacionados, por exemplo, aos hábitos de vida e substâncias às quais somos expostos durante a vida.

Veja a seguir alguns agentes (já bem conhecidos) que apresentam associação com o desenvolvimento de alguns tipos de câncer:

Médico mostrando um raio-x do pulmão para um paciente em referência ao câncer.
O cigarro relaciona-se com o desenvolvimento de câncer de pulmão.
  • Cigarro: É um agente que apresenta relação com o desenvolvimento do câncer de pulmão. De acordo com o Instituto Oncoguia, o tabagismo está relacionado com o surgimento de 90% dos casos de câncer de pulmão, além disso, fumantes apresentam cerca de 20 vezes mais risco de desenvolver a doença.

  • Exposição inadequada ao sol: Pode ser responsável pelo desenvolvimento de câncer de pele.

  • Alguns vírus: O HPV é um vírus relacionado, por exemplo, com o desenvolvimento de câncer de colo do útero e câncer de pênis, e é transmitido, principalmente, por via sexual.

  • Bebidas alcoólicas: O consumo de bebidas alcoólicas está associado com vários tipos de câncer, como o câncer de boca, laringe, estômago e fígado.

Leia também: Câncer endometrial e o consumo de refrigerantes

Tipos de câncer

Existem mais de 100 tipos diferentes de câncer, cada qual apresentando uma característica de desenvolvimento e sintomas específicos. Vejamos alguns tipos de câncer conhecidos:

Diagnóstico do câncer

O câncer é uma doença que necessita de diagnóstico rápido para que as chances de cura sejam maiores. Quando descobrimos um câncer em seus estágios iniciais, o tratamento apresenta maiores chances de sucesso, portanto, consultas de rotina tornam-se essenciais.

Vale salientar que alguns sinais e sintomas podem sugerir a presença de câncer, porém só um profissional capacitado é capaz de identificá-los e sugerir exames mais precisos para diagnosticar o problema. Sendo assim, é importante sempre consultar um médico quando percebemos que algo de errado está acontecendo em nosso organismo.

Mulher fazendo mamografia em referência ao câncer de mama.
A mamografia é uma importante forma de diagnosticar o câncer de mama.

Alguns tipos de câncer são rastreados, ou seja, são feitos exames mesmo que não haja sinais e sintomas da doença. Esse é o caso, por exemplo, do câncer do colo do útero e do câncer de mama.

Para identificar o câncer do colo do útero, a mulher é submetida à realização de um exame conhecido como papanicolau, que visa identificar alterações nas células do colo do útero. Já o câncer de mama é rastreado, principalmente, por meio de exames clínicos, mamografia e ultrassonografia.

Leia também: Câncer de mama masculino

Tratamento do câncer

O tratamento do câncer depende de uma série de fatores, tais como condição de saúde do paciente e estágio da doença. Cada tratamento, portanto, será individualizado, o que significa que dois pacientes com mesmo tipo de câncer podem apresentar tratamentos distintos.

Dentre as principais formas de tratamento do câncer podemos citar:

  • Radioterapia: Na radioterapia utiliza-se radiação para garantir que um tumor seja destruído ou impedir que cresça de tamanho. A radioterapia pode ser feita de duas formas: radioterapia externa — a radiação é emitida por um aparelho localizado afastado do paciente —, ou braquiterapia — aplicador é colocado no local que deve ser tratado e um aparelho emite a radiação para os aplicadores.

  • Quimioterapia: Na quimioterapia medicamentos serão utilizados a fim de destruir as células cancerosas. A quimioterapia pode ser istrada de forma oral, intravenosa, intramuscular, subcutânea, sobre a pele ou pela espinha dorsal. Esse tratamento pode causar efeitos colaterais, como queda de cabelo, diarreia, enjoo, vômito, entre outros.

  • Cirurgia: No caso da cirurgia, observa-se a retirada do tumor por um procedimento cirúrgico. A cirurgia possui como finalidade garantir a retirada completa do tumor e a cura da doença, ou ainda apresenta finalidade paliativa, sendo nesse último caso responsável por tentar reduzir o número de células cancerosas ou alguns sintomas. A cirurgia pode, por exemplo, ser utilizada para descomprimir algumas estruturas importantes para o organismo.

  • Transplante de medula óssea: Esse procedimento é feito para tratar doenças que afetam as células sanguíneas, como a leucemia. Para realizá-lo, é necessário achar um doador compatível.

Leia também: Avanços no tratamento do câncer

Prevenção do câncer

O câncer apresenta diferentes causas, portanto, para preveni-lo devemos evitar os fatores que podem provocá-lo. De uma maneira geral, devemos apresentar uma melhoria nos nossos hábitos de vida, adotando uma rotina mais saudável. Confira alguns hábitos que podem ajudar na prevenção do câncer:

Dia Mundial do Câncer

Dia Mundial do Câncer, comemorado em 4 de fevereiro, é uma data criada no ano 2000 com a finalidade de fornecer informações relevantes a respeito do câncer à população e também pressionar os governantes a adotarem medidas para reduzir o número de casos de câncer no mundo. A cada ano, um novo tema é proposto. No ano de 2019, por exemplo, foi lançada a campanha “Eu sou e eu vou”, que terá duração de três anos e seu objetivo é mostrar que cada pessoa apresenta o poder de reduzir o impacto que o câncer causa na sociedade. É importante destacar que o Dia Mundial do Câncer é uma forma de conscientizar as pessoas a respeito dessa doença e, portanto, uma forma importante de diminuirmos as mortes em consequência dela.

Criança com câncer abraçando um urso de pelúcia.
O câncer é uma doença grave que, quando diagnosticada precocemente, apresenta grandes chances de cura.
Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.
Deseja fazer uma citação?
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Câncer"; Brasil Escola. Disponível em: /doencas/cancer.htm. o em 23 de maio de 2025.
Copiar

Lista de exercícios


Exercício 1

Quando falamos em câncer, pensamos em uma única doença, entretanto, o termo é utilizado para definir um conjunto de mais de 100 doenças. Todas essas enfermidades apresentam em comum o fato de:

a) apresentarem células maiores que o normal.

b) apresentarem células menores que o normal.

c) apresentarem células que migram por todo o corpo.

d) apresentarem células com crescimento desordenado.

e) apresentarem células que não sofrem divisão celular e formam tumores.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

Quando um câncer se espalha para além do local de surgimento, dizemos que ocorreu um (a):

a) reação tumoral.

b) metástase.

c) translocação.

d) neoplasia.

e) carcinoma.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

(Covest) Sob certas circunstâncias, as células podem ar a se dividir de forma anormal e descontrolada. Essa multiplicação anômala dá origem a uma massa tumoral que pode invadir estruturas além daquelas onde se originou. Com relação a este assunto, analise as proposições abaixo.

1.Células tumorais malignas podem se disseminar por todo o corpo do indivíduo, através da corrente sanguínea ou do sistema linfático.

2. Radiação solar em excesso, exposição a radiações ionizantes e certas substâncias químicas se apresentam como fatores de risco para o surgimento do câncer.

3. Diversas formas de câncer diagnosticadas em pulmão, laringe, esôfago e bexiga urinária, no homem, estão associadas ao tabagismo.

Estão corretas:

a) 1 e 2, apenas.

b) 1 e 3, apenas.

c) 2 e 3, apenas.

d) 3, apenas.

e) 1, 2 e 3.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

(UFTM) A Organização Mundial de Saúde classifica 432 agentes como cancerígenos ou potencialmente cancerígenos. Eles estão divididos em três grupos, sendo que no grupo 1 estão agentes comprovadamente associados ao desenvolvimento de câncer, entre eles podem ser citados: bebidas alcoólicas, tabaco, radiação ultravioleta, vírus da hepatite B, vírus da hepatite C e outros.

(Veja, 08.06.2011. Adaptado.)

Dos agentes que são comprovadamente associados ao desenvolvimento de câncer, pode-se afirmar que:

a) As bebidas alcoólicas e o tabaco causam câncer especificamente em órgãos dos sistemas digestório e circulatório.

b) A radiação ultravioleta danifica moléculas de RNA, presentes no interior do núcleo das células epiteliais, e isso desencadeia o câncer de pele.

c) Uma vez desencadeado o câncer em uma pessoa, que consiste em divisões meióticas descontroladas, seus descendentes também irão herdar essa característica.

d) Somente o etanol, álcool presente em bebidas destiladas, pode desencadear sucessivas divisões celulares, enquanto que o metanol, presente em bebidas fermentadas, não possui efeito mutagênico.

e) Os vírus, ao se reproduzirem no interior das células hepáticas, podem alterar o controle gênico celular e, com isso, promover divisões celulares descontroladas.

VER TODAS AS QUESTÕES

Artigos de Câncer


Aspectos gerais do Câncer

Câncer colorretal

O câncer colorretal afeta o intestino grosso e, portanto, a análise das fezes do paciente pode indicar a doença. A presença de sangue nas fezes é um dos sintomas.

Câncer de bexiga

O câncer de bexiga é causado pelo crescimento anormal de células da bexiga urinária.

Câncer de cérebro

O câncer de cérebro é um tipo de câncer que afeta o sistema nervoso e pode provocar sintomas como dor de cabeça, convulsões e mudanças comportamentais.

Câncer de mama

Câncer de mama leva várias mulheres à morte todos os anos. Observar alterações na mama e realizar consultas de rotina são importantes ações para o diagnóstico precoce.

Câncer de mama masculino

O câncer de mama masculino é um tipo de câncer considerado raro que se origina nas células do tecido mamário e apresenta como sinal o surgimento de um caroço na mama.

Câncer de pele

O câncer de pele é um tipo de neoplasia bastante comum na população e está relacionado, principalmente, com a exposição inadequada ao sol a longo prazo.

Câncer de próstata

O câncer de próstata acomete homens e destaca-se por sua evolução lenta e ocorrência maior em pessoas com mais de 50 anos.

Câncer de pulmão

O câncer de pulmão está diretamente relacionado com o tabagismo e apresenta como sintomas tosse com sangue, dores no peito, falta de ar e perda de peso.

Câncer do colo do útero

O câncer do colo do útero está associado diretamente à infecção por alguns tipos de HPV. Atualmente, há vacina que protege contra a infecção.

Câncer endometrial e o consumo de refrigerantes

O câncer endometrial é uma neoplasia comum em países desenvolvidos e recentemente teve sua causa relacionada com o consumo de refrigerantes.

Câncer infantil

Câncer infantil acomete crianças e adolescentes e corresponde a um grupo de doenças que apresentam em comum a multiplicação desordenada de células.

Carcinoma de ovário

Causas, tratamento e prevenção do melanoma

O melanoma é um tipo de câncer de pele grave, que tem início nos melanócitos, células responsáveis pela coloração da pele.

Hemodiálise

A hemodiálise é um processo no qual uma máquina limpa e filtra o sangue, fazendo o trabalho que um rim doente não consegue fazer.

Linfoma

O linfoma é um câncer que se desenvolve a partir de células do sistema linfático. É dividido em dois grupos principais: linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin.

Quimioterapia

A quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos que visam à destruição das células doentes que formam um tumor.

Radioterapia

Retinoblastoma

O retinoblastoma é um tumor intraocular que ocorre em crianças e afeta a retina. Ele pode ocorrer apenas em um olho ou nos dois.

Síndrome de Li-Fraumeni

A síndrome de Li-Fraumeni é uma condição hereditária em que se observam mutações no gene TP53, o que aumenta o risco de um indivíduo ter câncer.

Tumor é câncer?

Muitas pessoas pensam que todo tumor é câncer, entretanto, essa não é uma afirmativa verdadeira, uma vez que existem tumores benignos.

Tumores