Richard Bishop Moore

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Químico americano nascido em Cincinnati, Ohio, um dos primeiros trabalhadores no campo de radioatividade e o primeiro a preparar o rádio nos EEUU e creditado como um dos empregadores do hélio em balões. Sucessor do famoso Prof. Coulter como decano de ciências e chefe do departamento de química da Purdue University (1926-1931) e químico e metalúrgico a serviço do governo, contratou (1928) um um físico austríaco nascido em Viena, Karl Lark-Horovitz, para Purdue, e em uma década o Departamento de Física teve sua estrutura completamente modernizada, transformando um departamento antes sonolento em uma instituição de pesquisa de primeira categoria em física moderna.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Seguindo a pedagogia da Universidade de Viena, Horovitz chegou a América do Norte (1925) como um dos primeiros fellows itinerantes da International Education Board Rockefeller Foundation, e chegou a Purdue (1927) como special lecturer temporário. Com a intenção de dotar seu departamento com um centro de pesquisas em ciências e impressionado com a performance do austríaco, o Dean of Science da Pardue, persuadiu o jovem físico a aceitar uma posição permanente naquela universidade.

Então o decano designou Horovitz substituto de Ervin S. Ferry como chefe do departamento. Em dois anos o departamento atingiu a condição de empreender ensino avançado e em pesquisa, incluindo inicialmente uma longa lista de 19 projetos de pesquisa. Em um curto espaço de tampo de seu decanato, já se desenvolvia pesquisas, inclusive em mecânica quântica, e ou a formar uma nova geração de físicos, atendendo um público nacional e internacional e integrado com os grandes centros de pesquisas europeus.

O Presidente da Purdue, Edward C. Elliott, organizou (1929) a Graduate School, e um ano depois ele fundou a Purdue Research Foundation para angariar e distribuir fundos de pesquisa e mais uma ano depois o grande decano morreu, deixando uma instituição com pesquisas em Raios-X ótica, acústica e física de superfície; eletromagnetismo, estrutura de cristais, viscosidade e condutividade; propriedades eletrônicas, efeito Raman em sólidos, radioatividade e efeito Zeeman. Não confundir com Richard Channing Moore (1762 - 1841), Bishop of Virginia.

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
ESCOLA, Brasil. "Richard Bishop Moore"; Brasil Escola. Disponível em: /biografia/richard-bishop.htm. o em 28 de maio de 2025.
Copiar