Denomina-se raio iônico o tamanho de um íon. O estudo dessa propriedade é dependente do conhecimento sobre raio atômico e íons.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Os prótons existentes no interior do núcleo de um átomo exercem uma força de atração sobre os elétrons (partículas negativas) presentes nas eletrosferas. Quanto maior for o número de prótons, maior será essa atração e vice-versa. Quando o número de elétrons de um átomo é modificado por uma perda ou ganho dessas partículas, a atração entre prótons e elétrons é modificada da seguinte forma:
No caso de um cátion:
O número de elétrons nas eletrosferas a a ser menor que o número de prótons no interior do núcleo, o que torna a força de atração do núcleo maior, atraindo mais para perto de si os elétrons das eletrosferas. O resultado é uma diminuição do raio do átomo. Assim, o raio de um cátion será sempre menor do que o raio do seu átomo neutro.
Raio do átomo neutro > Raio do cátion
No caso de um ânion:
O número de elétrons nas eletrosferas a a ser maior do que o número de prótons no interior do núcleo. Nesse caso, a força de atração exercida pelo núcleo é superada pela força de repulsão entre os elétrons presentes nas eletrosferas O resultado é um aumento do raio do átomo. Assim, o raio de um ânion será sempre maior do que o raio do seu átomo neutro.
Raio do ânion > Raio do átomo neutro
As duas situações apresentadas a seguir exemplificam bem o que ocorre com o raio de um íon:
1º) Átomo neutro de Sódio (11Na) e o cátion Sódio (11Na+)
Enquanto o átomo neutro de sódio apresenta onze prótons (esferas amarelas) e onze elétrons (esferas vermelhas), o cátion sódio apresenta onze prótons e dez elétrons.

Modelo de um átomo neutro do Sódio
Quando o átomo neutro do sódio perde um elétron, o raio sofre uma diminuição.

Modelo de um cátion do sódio
Observação: O terceiro nível não foi representado na imagem do cátion porque, como ele perdeu o único elétron que tinha, ficou vazio e, por isso, ou a ser desconsiderado, mas está presente.
2º) Átomo neutro de Fósforo (15P) e o cátion Fósforo (15P-3)
Enquanto o átomo neutro de fósforo apresenta quinze prótons (esferas amarelas) e quinze elétrons (esferas vermelhas), o ânion fósforo apresenta quinze prótons e dezoito elétrons.

Modelo de um átomo neutro do fósforo
Quando o átomo neutro do fósforo ganha três elétrons, o raio sofre um aumento.

Modelo de um ânion do fósforo
Por Me. Diogo Lopes Dias