O que é força centrípeta?

O que é força centrípeta? Trata-se da força que atua sobre objetos em trajetórias circulares. Ela é definida pela segunda lei de Newton.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Quando um objeto executa um movimento circular uniforme, o valor de sua velocidade é constante, mas essa grandeza sofre alterações em sua direção e sentido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aceleração centrípeta

Observe na imagem acima que o vetor velocidade, em laranja, sofre alterações de sentido e direção ao longo da trajetória circular. A grandeza responsável pela mudança na direção e no sentido da velocidade durante a execução de um movimento circular é a aceleração centrípeta, vetor destacado em verde. Essa grandeza é definida pela seguinte equação:

A aceleração centrípeta resulta da razão do quadrado da velocidade (V) de um corpo pelo raio (R) da trajetória circular executada.

Força centrípeta

O termo centrípeta significa aquilo que aponta para o centro. Repare na figura anterior que os vetores em verde, que representam a aceleração centrípeta, apontam todos para o centro e geram a mudança na direção e no sentido da velocidade.

Associada à aceleração centrípeta, podemos definir pela segunda lei de Newton a força centrípeta. Essa força é responsável por manter os corpos presos à trajetória circular.

Os termos da equação da força centrípeta são:

F = Força centrípeta (N – newtons)
m = Massa do corpo (kg)
V = Velocidade do corpo (m/s)
R = Raio da trajetória circular (m)

Assim como a aceleração, a força centrípeta aponta para o centro da trajetória circular. Quando um veículo executa uma curva em uma autoestrada, a força de atrito entre os pneus e o asfalto atua como força centrípeta e mantém o móvel preso à trajetória circular. Pneus carecas e pista molhada diminuem o atrito e aumentam o risco de o veículo perder o controle e sair da pista durante a execução de uma curva.

Existe força centrífuga?

Quando estamos andando de carro e o veículo executa uma curva para a direita, percebemos que o nosso corpo é automaticamente levado para o lado esquerdo, apresentando a tendência de sair da curva feita pelo veículo. Aparentemente, uma força puxa para fora da trajetória, daí vem a ideia de força centrífuga.

Todavia, vale dizer que a força centrífuga não existe. O que muitos chamam de força, na verdade, é a inércia. Durante a execução da curva, o corpo de um ageiro tende, por inércia, a manter o movimento na direção anterior e, assim, surge a sensação de ser empurrado para fora da trajetória circular.

Inércia

A linha pontilhada na imagem acima mostra a trajetória de um objeto se ele abandonasse o movimento circular exatamente no ponto indicado. Não existe uma força centrífuga que faça o objeto “fugir” da trajetória circular, pois o caminho indicado resulta da inércia do objeto.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Existe força centrípeta sobre qualquer objeto que execute movimento circular
Existe força centrípeta sobre qualquer objeto que execute movimento circular
Escritor do artigo
Escrito por: Joab Silas da Silva Júnior Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
JúNIOR, Joab Silas da Silva. "O que é força centrípeta?"; Brasil Escola. Disponível em: /o-que-e/fisica/o-que-e-forca-centripeta.htm. o em 23 de maio de 2025.
Copiar

Videoaulas