Oscar 2025: confira lista de 7 filmes baseados em livros
Oscar 2025: confira lista de 7 filmes baseados em livros
Produção brasileira "Ainda estou aqui", que concorre a três estatuetas na premiação, é um dos exemplos
Em 27/02/2025 18h35
, atualizado em 27/02/2025 18h58
A+
A-
Ouça o texto abaixo!
1x
O Oscar 2025 será realizado no próximo domingo, 2 de março. Filmes baseados em livros costumam aparecer nas premiações, tais como o brasileiro "Ainda estou aqui", que concorre a três estatuetas nesta edição.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Enquanto alguns dizem que ler o livro é melhor pela riqueza de detalhes, outros acreditam que ver o filme torna a experiência mais dinâmica e rica. O que se sabe é que, em ambos os casos, o leitor ou espectador ganha conhecimento e cultura. Além disso, estuda sobre o tema relatado.
Laura Vecchioli do Prado, coordenadora de Literatura da SOMOS, acredita que ter o a uma adaptação literária de qualidade ou fazer uma sessão-pipoca para ver filmes baseados em obras renomadas são ótimas formas de estudar.
Maior premiação do cinema, o Oscar ocorre uma vez ao ano e tem categorias como melhor filme, melhor direção, melhor ator e atriz, melhor roteiro, etc. O Oscar 2025 será transmitido na Rede Globo pela TV aberta e em outros canais, como a TNT, pela TV fechada, a partir das 22h.
-Concorre a melhor filme, melhor filme estrangeiro e melhor atriz (Fernanda Torres)
O livro "Ainda estou aqui" retrata a história da família Paiva, mais especificamente da matriarca Eunice, a partir da perspectiva do único filho homem, o qual conta a trajetória que vai de sua infância segura e feliz, ando por uma juventude conturbada, marcada pelo contexto da Ditadura Militar e do desaparecimento e morte do pai, até o tempo presente, no qual o personagem-narrador, já adulto, cuida da mãe com Alzheimer.
A obra de Oppenheimer foi retratada no filme “Oppenheimer”, lançado em 2023.[1]
=>Oscar 2024
-Venceu sete categorias, como melhor filme, melhor ator (Cillian Murphy), melhor diretor e melhor ator coadjuvante
O filme "Oppenheimer" conta a história do físico que inventou a bomba atômica em 1945, Julius Robert Oppenheimer. O longa-metragem foca na vida pessoal do físico em paralelo à sua vida profissional. Mas, o filme retrata especialmente a atuação de Oppenheimer dirigindo o Projeto Manhattan, no qual ele trabalhou junto com outros cientistas para desenvolver a bomba atômica, durante a Segunda Guerra Mundial.
Filme Histórias Cruzadas é de 2011
Crédito: reprodução
=>Oscar 2012
-Venceu categoria de melhor atriz coadjuvante
O filme se a nos anos 1960 em Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi. Skeeter é uma garota branca da alta sociedade que retorna ao vilarejo determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, o que desagrada parte da sociedade.
O longa-metragem aborda a questão racial no sul dos Estados Unidos na década de 1960, assunto que pode ser cobrado nas provas. O filme Histórias Cruzadas pode ser encontrado na Star +.
4) Os miseráveis
Filme Os Miseráveis é de 2019
=>Oscar 2019
Venceu melhor atriz coadjuvante, melhor maquiagem e melhor mixagem de som
Publicado originalmente em 1862, este clássico francês escrito por Victor Hugo narra as dificuldades da vida Jean Valjean, condenado a 19 anos de prisão por roubar um pão para alimentar sua família. Após cumprir sua pena, Valjean adota uma nova identidade e se transforma em um próspero empresário, mas continua a enfrentar uma série de obstáculos.
"O livro "Os miseráveis" é uma oportunidade para o estudante conhecer o contexto da França pós-Revolução sa de 1789. Ela pode ser apreciada tanto na versão da editora Scipione, que compõe a série Encontro, quanto na adaptação cinematográfica de 2012, dirigida por Tom Hooper"
Rachel McAdams, Michael Keaton e Mark Ruffalo são jornalistas no filme Spotlight
Crédito: reprodução
=>Oscar 2016
-Venceu por melhor filme e melhor roteiro original
Spotlight narra a investigação que a equipe do jornal The Boston Globe fez sobre os casos de pedofilia e abuso sexual cometidos por membros da arquidiocese católica de Boston. Essa investigação foi realizada no começo dos anos 2000 e rendeu à equipe do jornal o Prémio Pulitzer em 2003.
Um fato importante do filme é que ele mostra que às vezes o jornalista precisa deixar de lado suas crenças e ideologias para divulgar a verdade. Também relata a influência da Igreja na imprensa e em outros setores, como o jurídico e o político.
Filme "Teoria de tudo" aborda vida e obra de Stephen Hawking
=>Oscar 2014
-Venceu categoria de melhor ator
O filme retrata a história de Stephen Hawking. O cientista foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, mas superou todas as expectativas vivendo até os 76 anos. A produção retrata a vida e a obra do também físico britânico.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
7) Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll
Capa do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, publicado pela Ciranda Cultural. [1]
=>Oscar 2010
-Melhor direção de arte e melhor figurino
Lançado originalmente em 1865, o livro se tornou um dos grandes clássicos da literatura mundial. A história conduz o leitor à jornada da menina Alice, que vai parar em um mundo desconhecido, curioso e divertido, onde vive uma série de episódios inusitados.
"O livro "Alice no país das maravilhas" é uma escolha frequente em vestibulares, tanto por sua estrutura literária quanto por seus aspectos simbólicos e o uso do nonsense"
Laura do Prado
Adaptada para o cinema diversas vezes, a dica é assistir à animação da Disney, de 1951, e ao live-action de 2010, dirigido por Tim Burton. Além disso, a editora Ática conta com uma versão adaptada, ilustrada por Thales Molina, que faz parte da série Eu leio.