Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai. Conheça sua trajetória política

Político foi deputado, senador, ministro e, de 2010 a 2015, presidente do Uruguai

Em 13/05/2025 16h40 , atualizado em 21/05/2025 14h12
Pepe Mujica
Pepe Mujica governou o Uruguai por cinco anos [1]
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, morreu hoje, 13 de maio. A informação foi divulgada pelo atual presidente do país, Yamandu Orsi.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mujica foi diagnosticado com câncer no esôfago em abril de 2024. Em janeiro deste ano, o político avisou que a doença havia se espalhado para o fígado e que não faria tratamento.

Ontem (12), a esposa do ex-presidente, Lucía Topolansky, informou que ele estava em fase terminal e estava tendo cuidados paliativos.

Confira também:

Morre Mario Vargas Llosa, aos 89 anos. Saiba quem foi o escritor e ganhador do Nobel da Literatura

Quem foi Pepe Mujica?

Pepe Mujica nasceu no dia 20 de maio de 1935, em um bairro operário de Montevidéu, capital do Uruguai, conforme detalha esta biografia "Pepe Mujica". O político perdeu o pai quando ainda era criança e foi criado apenas pela sua mãe, uma mulher que deixou boas lembranças relacionadas a sua força para o filho.

Boa parte de juventude e da vida adulta de Mujica foi atrás das grades por causa da perseguição do governo; quando conheceu sua atual esposa, nem um nem outro podiam revelar os verdadeiros nomes. Com o fim da ditadura, Mujica e sua esposa ascenderam na política institucional e foram eleitos no poder Legislativo.

Mujica vivia uma vida simples junto de sua esposa em propriedade rural, localizada aos arredores de Montevidéu, onde cultivava flores e hortaliças.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Trajetória política de Pepe Mujica

Pepe Mujica discursando como presidente do Uruguai. [2]
Pepe Mujica discursando como presidente do Uruguai. [2]

A trajetória política de Pepe Mujica começou quando ele se tornou guerrilheiro do Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros (MLN-T), que foi coibido pela ditadura militar uruguaia. Durante o fim da década de 60, o político participava de guerrilhas e ficou preso por 14 anos.

A biografia de Mujica detalha que ele conseguiu fugir da cadeia uma vez, mas foi capturado pela ditadura militar uruguaia (1973-1985). O ex-presidente foi usado como moeda de troca para que os Tuapamaros encerrassem suas atividades, caso contrário ele seria fuzilado. Em 1985, foi anistiado pelo governo.

Junto com outros ex-membros do MLN-T, o ex-presidente uruguaio criou o Movimiento de Participación Popular (MPP) e, em 1995, foi eleito deputado. Em seguida, foi eleito senador e nomeado ministro pelo então presidente, Tabaré Vazquez. Em 2008, voltou ao cargo de senador e lançou sua campanha à presidência.

Entenda como foram as guerrilhas da América Latina

Mujica como presidente do Uruguai

Mujica foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2025. Confira abaixo algumas ações do seu governo que foram debatidas à época:

  • Legalização da maconha;

  • Legalização do aborto;

  • Casamento igualitário entre pessoas do mesmo sexo.

O artigo sobre o político mostra também que as principais críticas ao governo de Mujica foram relacionadas à educação e à segurança pública. Mujica assumiu a presidência com discursos voltados para o desenvolvimento da educação no país, entretanto exames internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), indicaram uma piora nos índices.

Leia a biografia completa de Pepe Mujica

Crédito da imagem:

[1] ymphotos / Shutterstock

[2] Patricia Torres / Bicentenario Uruguay / Wikimedia Commons (reprodução)

Silvia Tancredi
Jornalista