CNU 2025, o Enem dos Concursos: veja cargos e cursos com mais vagas
CNU 2025, o Enem dos Concursos: veja cargos e cursos com mais vagas
Cargo de Analista Técnico-istrativo, para quem tem ensino superior, é o que tem mais vagas
Em 28/04/2025 17h11
, atualizado em 21/05/2025 14h15
A+
A-
Ouça o texto abaixo!
1x
Mais de 3,3 mil vagas foram confirmadas no CNU 2025, o Enem do Concursos. Os dados foram divulgados na tarde de hoje, 28 de abril, por meio de coletiva de imprensa realizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Segundo o ministério, o Concurso Público Nacional Unificado (NU) ofertará 3.652 vagas, distribuídas em 36 órgãos federais. A previsão é que as provas sejam aplicadas em duas etapas, marcadas para outubro e dezembro.
Do total de vagas do CNU 2025, mil são para o cargo de Analista Técnico-istrativo, voltado para candidatos que têm curso superior. Sendo assim, istração é o curso com mais vagas nesta edição. Em seguida, vem Medicina com 243 chances. Desse total, 65 são destinadas ao Comando da Marinha (CM).
Analista Técnico-istrativo é o cargo com mais vagas no CNU 2025
Veja abaixo lista com cargos com mais vagas no CNU 2025:
Analista Técnico-istrativo, com ensino superior (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos): 1.000
Analista do Seguro Social (Instituto Nacional do Seguro Social): 300
Técnico em Atividades de Mineração, com nível intermediário (Agência Nacional de Mineração): 80
Médico, com ensino superior (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos): 80
Técnico em Regulação de Aviação Civil, com nível intermediário (Agência Nacional de Aviação Civil): 70
Engenheiro Agrônomo, com ensino superior (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar): 60
Técnico I, com Nível intermediário (Ministério da Saúde - Instituto Nacional de Câncer): 54
Técnico em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações com nível intermediário (Agência Nacional de Telecomunicações): 50
Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres com nível intermediário (Agência Nacional de Transportes Terrestres) : 50
Tecnologista, com ensino superior (Comando da Aeronáutica): 50
10 cursos com mais vagas no CNU 2025
Curso de Medicina é segundo que tem mais vagas no CNU
Confira abaixo os cursos com mais vagas no CNU 2025
istração: 1.000
Medicina: 243
Contabilidade: 77
Engenharia Agrônoma: 60
Engenharia 59
Enfermagem: 57
Fisioterapia: 29
Comunicação Social: 15
Psicologia: 19
Arquitetura: 7
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O que é o CNU?
Conforme o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o NU é um modelo inovador de seleção de servidores públicos que tem como objetivo a realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da istração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.
“O NU é uma política pública de sucesso, inovadora, que reforça a certeza do nosso governo de que a garantia de bons serviços públicos à população está ancorada nas pessoas que fazem o nosso Estado funcionar no SUS, nas escolas, na segurança pública, no licenciamento e na proteção ambiental, na assistência social, enfim, em todas as áreas”
Esther Dweck do MGI
Como foi o 1º CNU?
A primeira edição do CNU ocorreu em 18 de agosto de 2024 em todo o Brasil. Ao todo, mais de 2 milhões de candidatos se inscreveram no concurso, que contou com questões objetivas e discursivas de conteúdos seguindo os blocos temáticos nos quais se encaixam as vagas.
O Concurso Nacional Unificado 2024 ofereceu 6.640 vagas em 26 capitais de estado, Brasília e cidades do interior dos estados. No total, houve 16 cargos distribuídos em 21 órgãos federais, como, por exemplo, o próprio MGI, o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Cultura, e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI).
Auditor-fiscal do trabalho no Ministério do Trabalho e Emprego foi o cargo com mais vagas. Ao todo, foram 900 oportunidades.