As medidas de volume são o metro cúbico (m3), o centímetro cúbico (cm3), o decímetro cúbico (dm3), o milímetro cúbico (mm3), o decâmetro cúbico (dam3), o hectômetro cúbico (hm3) e o quilômetro cúbico (km3).
Conhecemos diferentes medidas de volume, mas, no sistema internacional de medidas (SI), a unidade de medida utilizada para medir volume é o metro cúbico (m3). O metro cúbico tem múltiplos e submúltiplos, como o centímetro cúbico, decímetro cúbico e quilômetro cúbico, unidades essas que são utilizadas para medir o volume de diferentes tipos de objeto.
Leia também: Quais são as medidas de comprimento?
Resumo sobre as medidas de volume
- As medidas de volume são: o metro cúbico (m3), o centímetro cúbico (cm3), o decímetro cúbico (dm3), o milímetro cúbico (mm3), o decâmetro cúbico (dam3), o hectômetro cúbico (hm3) e o quilômetro cúbico (km3).
- A principal unidade de medida de volume é o metro cúbico (m3).
- O decímetro cúbico (dm3), o centímetro cúbico (cm3) e o milímetro cúbico (ml3) são submúltiplos do metro cúbico.
- O decâmetro cúbico (dam3), o hectômetro cúbico (hm3) e o quilômetro cúbico (km3) são múltiplos do metro cúbico.
- Existe uma tabela de conversão que nos auxilia na transformação de um valor que está em uma unidade de medida para outra unidade de medida, ambas derivadas do metro.
- Podemos calcular o volume de diferentes formas geométricas, sendo que cada forma tem uma maneira distinta de se calcular o volume.
- Outra medida importante é a de capacidade, que tem como unidade de medida o litro.
- Podemos transformar uma medida que está em volume para uma medida que está em capacidade. Nesse caso, basta usar a correspondência de que 1 m3 equivale a 1000 l ou de que 1 cm3 equivale a 1 ml.
Quais são as medidas de volume?
No sistema internacional de medidas, a unidade de medida de volume é o metro cúbico (m3). Além do metro cúbico, temos os seus múltiplos e os seus submúltiplos como unidade de medida para volume. O volume determina a quantidade de espaço que determinado objeto ocupa no espaço. Então, as principais medidas de volume são:
- Metro cúbico (m3): unidade padrão no Sistema Internacional de Unidades (SI), utilizada para medir volumes maiores, como de grandes espaços ou sólidos.
- Centímetro cúbico (cm3): usado para medir volumes pequenos, como de objetos sólidos pequenos, ou quantidades mínimas de substâncias.
- Decímetro cúbico (dm3): usado para volumes menores, sendo equivalente a 1 litro (como veremos em medidas de capacidade).
Além das unidades de volume citadas, temos, ainda, milímetro cúbico (mm3), decâmetro cúbico (dam3), hectômetro cúbico (hm3) e quilômetro cúbico (km3).
Conversão de unidades de medida de volume
Como há diferentes unidades de medida de volume, é possível realizar a conversão de uma unidade de medida para outra. Para isso, basta seguir a tabela:
Então, para realizar a conversão de uma unidade de medida para a outra, multiplicamos ou dividimos por 1000 cada unidade de medida.
- Exemplos:
-
- Exemplo 1:
Note que são várias unidades de medida a serem convertidas. Vamos multiplicar o valor por 1000 para converter de hm3 para dam3, depois por 1000 para transformar de dam3 para m3, e então por 1.000.000 para transformar de m3 para cm3. Isso pode ser feito diretamente multiplicando o valor por 109, ou seja, 1.000.000.000.
- De hm3 para dam3: multiplica-se por 1000.
- De dam3 para m3: multiplica-se por 1000 novamente.
- De m3 para cm3: multiplica-se por 1.000.000.
Dessa forma, é possível multiplicar diretamente por 109:
-
- Exemplo 2
Agora, vamos converter uma unidade menor para uma maior.
De cm3 para m3, temos que dividir por 1.000.000 (já que há 1.000.000 cm3 em 1m3).
Como calcular medidas de volume?
Para calcular o volume de diferentes formas geométricas, utiliza-se fórmulas específicas. Algumas das principais fórmulas são:
- Cubo: V = a3
- Prisma de base retangular: V= a ⋅ b ⋅ c
- Prisma qualquer: V= Ab ⋅ h
- Pirâmide qualquer:
- Esfera:
- Cilindro:
Medidas de volume e medidas de capacidade
Esses dois conceitos, muitas vezes, se confundem, já que frequentemente medimos o volume de objetos para determinar sua capacidade. A capacidade tem como unidade padrão o litro, e um dos principais motivos para medir o volume de algo é descobrir quantos litros cabem naquele espaço. Por isso, seja para resolver questões em provas e exames, seja para situações práticas do dia a dia, é fundamental entender a relação entre metros cúbicos e litros.
1 m3 = 1000 litros
1 dm3 = 1 litro
1 cm3 = 1 mililitro (mL)
Assim, para saber a capacidade de um recipiente cujo volume é dado em metros cúbicos, basta multiplicar esse valor por 1000. Essa relação é essencial para converter volumes em capacidades e entender quantos litros de líquido determinado espaço pode conter.
e também: Quais são as principais unidades de medida?
Exercícios resolvidos sobre medidas de volume
Questão 1
Um cubo tem um volume de 8000 centímetros cúbicos (cm3). Qual é o volume desse cubo em metros cúbicos (m3)?
A) 0,008 m3
B) 0,8 m3
C) 8 m3
D) 80 m3
Resolução:
Alternativa A
Primeiro dividiremos por 1000 para transformar de cm3 para dm3.
Sabemos que:
Dividindo por mil novamente, temos que:
Questão 2
Uma caixa d’água tem capacidade de 2,5 m3. Sabendo que 1 metro cúbico equivale a 1000 litros, quantos litros de água cabem nessa caixa d'água?
A) 2500 litros
B) 250 litros
C) 25.000 litros
D) 2050 litros
Resolução:
Alternativa A
Para transformar de metros cúbicos para litros, basta multiplicar por 1000 o volume da caixa. Sendo assim, temos que:
Fonte
DANTE, Luiz Roberto. Matemática: Contexto & Aplicações. 8º ano. São Paulo: Editora Ática, 2021.
